Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Reportagem: Navadvipa Dhama Parikrama 2011

Reportagem: Navadvipa Dhama Parikrama
12-19 de Março, 2011


Quinta-feira, 31 de Março de 2011

Nosso mais adorável Srila Gurudeva, nitya-lila pravista om visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, passou os seus últimos quinze anos viajando o mundo e inspirando devotos em sua bhakti – e em todos os lugares que ele foi, ele convidou sua audiência para vir ao Kartika parikrama em Vrndavana e o Gaura-mandala parikrama em Navadvipa. Por exemplo, nas Filipinas em 2009, ele disse, "Navadvipa-dhama parikrama está chegando – daqui a um mês. Eu estou lhe convidando. Se você não tem problema de dinheiro e você pode vir, eu ficarei muito feliz.” No último dia do Kartika passado em 2010, convidando todos os devotos para Navadvipa, ele anunciou, “Eu estarei lá.” 

E ele estava. Todos que estavam lá puderam sentir sua divina presença guiando o parikrama, tal como ele tem feito por vários anos. O Navadvipa-dhama parikrama anual foi realizado com sucesso na Sri Kesavaji Gaudiya Matha na ilha de Koladvipa, de 12-19 de Março.


 Samadhi Mandira de Srila Gurudeva


Emcabeçando todo o grupo de parikrama estava a Suprema Personalidade de Deus, Sri Caitanya Mahaprabhu, carregada em palanquim belamente decorado por Seus servos.

 Tal como Srila Gurudeva inspirou seus sannyasis a guiarem o parikrama nos últimos anos, por sua inspiração, Sripad Bhaktivedanta Tirtha Maharaja e Sripad Bhaktivedanta Madhava Maharaja e outros sannyasis diariamente guiaram os 15.000 peregrinos nos lugares sagrados de passatempos e discutiram o significado e passatempo desses lugares.


No primeiro dia de parikrama o grupo foi para Sri Devananda Gaudiya Matha, onde eles tiveram o darsana do samadhi mandira de Srila Paramgurudeva Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, e também de Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami. Sripad Madhava Maharaja falou sobre Srila Gurudeva lá – como Srila Gurudeva nasceu transcedentalmente e foi elevado por seu Guru Maharaja nesse templo, e como Srila Gurudeva foi pessoalmente o principal cultivador espiritual dos líderes que presidem lá no presente.


Da Devananda Gaudiya Matha, o parikrama foi fazer seus votos de parikrama (sankalpa) no Ganga.


 Lá eles cantaram as glórias de Ganga-devi, fizeram votos de completar as regras e regulações no seu parikrama diário, e oraram para os seus objetivos espirituais como resultado de dar seu coração ao parikrama.
 

Sri Caitanya Mahaprabhu abençoando Jagai na ponte guiando ao Nrsmhapalli na ilha de Godrumadvipa

Peregrinos no Nirdaya-ghata

Os devotos ficaram pelo menos uma hora em cada local de passatempo, onde eles cantaram kirtanas e bhajanas sinceros, e onde os sannyasis e devotos seniores falaram em Inglês, Hindi, e Bengali para acomodar as várias línguas dos devotos. Além dos devotos que falavam inglês ouvindo em seus fones de ouvidos e rádios as traduções dos palestrantes em Hindi e Bengali, os devotos de outros países, tais como China, Rússia, e Brasil, ouviam suas traduções em suas próprias línguas enquanto o tradutor do Inglês narrava.

Todos os palestrantes basearam seus discursos no livro Navadvipa-dhama Parikrama de Srila Gurudeva e também em sua tradução do Navadvipa-dhama Mahatmya de Srila Bhaktivinoda Thakura. Para ganhar tempo, portanto, para que você possa ter essa reportagem mais cedo do que tarde, ao invés de transcrever os discursos nós estamos citando  um trecho sobre Nirdaya-ghata diretamente do livro Navadvipa-dhama Parikrama:

“Em uma noite de inverno Sri Caitanya Mahaprabhu pulou nas águas turbulentas do Ganga nesse ghata, atravessou o rio e foi ao Kantaka-nagari (Katwa), onde Ele aceitou a ordem renunciada de Sri Kesava Bharati. Então, via Santipura, Ele foi para Sri Jagannatha Puri. Possuindo um coração muito cruel (nirdaya), Ele deixou Sua mãe viúva e Sua esposa, e atravessou o Ganga nesse ghata. Desse tempo em diante, esse ghata ficou sendo conhecido como Nirdaya-ghata."


Sri Syama-kunda
Relacionado aos devotos visitando a Sri Caitanya Matha e o Samadhi Mandira de Srila Prabhupada, do Sri Navadvipa-dhama Parikrama: "Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura manifestou Sri Radha-kunda e Sri Syamakunda próximo a Candrasekhara-bhavana nas margens do antigo Sri Prthu-kunda, ou Ballala-dighi. Lá, em um humor de profunda separação, ele executava bhajana de Sri Radha-Krsna e Sri Gaurasundara. A mera visão desses dois lagos faz com que a lembrança do Radha-Kunda e Syama-kunda em Vraja surjam no coração.”


Devotos no Mamagacchi, a ilha de Modadrumadvipa
Sripad Sridhara Maharaja guiou um belo kirtana que fez todos os devotos dançarem de felicidade, depois do qual vários palestrantes falaram hari-katha sobre o Senhor Rama que era tão querido a Srila Gurudeva. O passatempo está escrito no Sri Navadvipa-dhama Parikrama como segue:

"Srila Bhaktivinoda Thakur relata o seguinte passatempo em seu Sri Navadvipa-dhama-mahatmya: Uma vez, quando o Senhor Ramacandra estava observando a beleza extraordinária dessa floresta, Ele começou a sorrir. Sita perguntou a Ele porque Ele estava sorrindo, e Sri Rama respondeu, ‘Nessa próxima Kali-yuga, Eu irei nascer no ventre de Mãe Saci na casa de Sri Jagannatha Misra nessa mesma Navadvipa-dhama. As pessoas irão me conhecer como Gauranga, e eu irei encantar todos por executar uma variedade de passatempos encantadores. Eu irei manifestar a glória dos Santos Nomes e portanto enlouquecer as pessoas comuns com o cantar desses nomes. Eu irei mudar o  coração mesmo dos pecadores e lhes dar amor a Deus, que mesmo os semideuses raramente atingem. Na minha juventude eu  irei aceitar sannyasa, depois do qual eu irei residir em Sri Jagannatha Puri. Nessa época, Minha mãe Saci-devi, que é nenhuma outra que Kausaya, irá chorar, segurando sua nora Visnupriya em seus braços. Eu irei portanto permanecer em Puri, e também irei chorar por você dia e noite.’

 "Sitaji perguntou, ‘Porque você realiza tais passatempos?'

"Sri Rama respondeu, ‘Eu irei aparecer nesse mundo como Gauranga, somente para ensinar as entidades vivas prema-bhakti Prema-bhakti é saboreado de duas maneiras: encontro (sambhoga) e separação (vipralambha). Em sambhoga-rasa o prazer que se recebe é proeminente, Em vipralambha-rasa, na tristeza da separação, atinge-se a felicidade de encontro constante interno no qual tudo externo é esquecido. Somente em separação o devoto rasika unidirecionado atinge a bem aventurança do serviço ilimitado. Sem vipralambha, sambhoga-rasa não é nutrida e ao invés disso é saboreado como vipralambha. Portanto em vipralambha, rasa é um milhão de vezes mais desfrutada que em sambhoga.

“Quando Eu apareço como Gouranga, Mãe Kausalya, junto com Aditi-devi, irá aparecer como Saci-devi, e você irá ser Minha esposa, Visnupriya. Mais tarde, nessa encarnação como Rama, Eu acharei uma desculpa para abandonar você, e enviar você para o eremitério de Valmiki. Então, em separação de você eu irei fazer uma Sita dourada e adorarei você. Da mesma maneira, em Minha encarnação como Gaura, você irá manifestar uma Deidade de Mim como Gauranga depois que Eu renunciar Minha casa, e você irá me adorar em Navadvipa. Através dos passatempos de Gauranga, Eu irei ensinar o mundo a excelência de vipralambha-rasa.

“Sri Navadvip-dhama é querido para Mim, mais ainda do Ayodhya. Essa figueira-da-bengala irá ficar famosa como Rama-vata, mas ela irá desaparecer no começo da Kali-yuga.’

“Depois de permanecer aqui por algum tempo, Sri Ramacandra, junto com Sita e Laksmana, partiram para Dansakaranya o desejo de Sri Ramacandra, Seu querido amigo Guhaka, o Rei de Nisada, nasceu aqui na casa de um brahmana como Sadananda Bhattacarya. Sadananda Bhattacarya tinha firme fé unidirecionada em Ramacandra e estava presente na casa de Sri Jagannatha Misra na hora do aparecimento de Sriman Mahaprabhu. Quando ele teve darsana do bebê Nimai ele o viu como Sri Ramacandra. Depois ele teve darsana, de Rama, Sita e Laksmana, com Hanuman pondo suas mãos sobre os Seus pés.

"Sadananda Bhattacarya geralmente vinha a casa de Jagannatha Misra tomar o darsana da criança Nimai. Quando, depois de algum tempo, Mahaprabhu inaugurou Seu harinama-sankirtana, Sadananda executou kirtana no grupo de Mahaprabhu e estava pleno com bem aventurança transcendental.


Cozinha diária guiada por Sripad Premananda prabhu para 15.000 peregrinos


Foto da lua de Sri Gaurasundara em Navadvipa no dia de Seu divino aparecimento.


A cerimônia de banho.

Na noite de Gaura Purnima, na Sri Kesavaji Gaudiya Matha, Krsna-dasa adhikari e Tamal-Krsna dasa brahmacari guiaram os então 17.000 devotos no cantar do Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila Capítulo 13, versos 98-124, sobre o nascimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Depois disso, o abhiseka (cerimônia de banho) de Sri Caitanya Mahaprabhu começou, no qual as Deidades foram banhadas com mel, ghee, água, água de coco, açúcar, leite e yogurte. Então, depois do abhiseka, arati e kirtana foram realizados.


Sri Sri Laksmi-Varaha, Sri Caitanya Mahaprabhu, Sri Sri Radha-Vinoda-bihariji, e Parama-gurudeva Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja

O programa de patrocínio de livros da GVP de Srila Gurudeva acabou de patrocinar a impressão de 5.000 Segredos do Eu encoberto em Bengali, destinado para distribuição grátis pelos grupos de pregação nas vilas da Bengala, e distribuição desse livreto também começou nesse festival.

Depois que o festival de parikrama e Gaura-Purnima foi completado, ouve alguns dias de encontro da Bhakti Trust International da Sociedade Internacional de Bhakti Yoga Pura de Srila Gurudeva, seguido por encontros do Conselho de Sannyasa que inclui todos os sannyasis ocidentais e indianos, seguidos por encontros gerais com todos os devotos interessados. Estes encontros foram extremamente bem sucedidos, vivificando todos com uma grande esperança de unidade, harmonia e força da missão de pregação internacional de Srila Gurudeva.

Durante algumas das aulas noturnas espiritualmente entusiásticas, no qual mais glorificações dos lugares de passatempo de Mahaprabhu foram narrados, novas publicações de Srila Gurudeva foram anunciadas para a comunidade internacional. Essas publicações incluem o Décimo Canto do Srimad-Bhagavatam em Hindi, Capítulos 1-8; a maravilhosa edição de Vyasa-puja da revista Harmonist; um livreto da sua aula sem igual chamada “A especialidade do presente de Sri Caitanya Mahaprabhu”; uma compilação de trechos de suas aulas (dadas para a unificação de sua sanga sempre crescente) chamada Harmonia; um CD interativo de muitos trabalhos de arte belíssimos criados sob sua direção minuciosa; e seu pequeno e grande calendário Vaisnava 2011. Os devotos estavam contentes de receber essas publicações, e empacotaram milhares deles em suas bolsas afim de trazerem de volta em suas cidades e países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário