Páginas

domingo, 8 de agosto de 2010

Delhi, Govardhana, Mathura: 5-25 de Março, 2010


Delhi, Govardhana, Mathura: 5-25 de Março, 2010




Sábado, 10 de abril de 2010
REPORTAGEM DE FOTOS DA TURNÊ
Sri Sri Radha-Ramana-bihari e Sri Caitanya Mahaprabhu

 Circumbulando as deidades no Sri Ramana-bihari Gaudiya Matha em Janakapuri, Delhi

Depois de entusiasmar 15.000 peregrinos durante o Navadvipa Parikrama, Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja levou seus associados para Janakapuri, Delhi, onde ele ficou por alguns dias na sua Sri Ramana-bihari Gaudiya Matha. Lá ele realizou caminhadas diárias no parque pela manhã, elevando com sua presença todas as inumeráveis variedades de animais, aves, insetos, organismos microscopicos, e humanos. Ele realizou um programa público, onde 500 pessoas compareceram. Ele também deu iniciação espiritual para quinze devotos aspirantes.


Na sua palestra ele explicou de forma elaborada o verso:
anyabhilasita sunyamjnana karmadi anavritamanukulyena krsnanusilnambhaktir uttama
["O cultivo de atividades que são para o prazer exclusivo de Sri Krsna, ou em outras palavras, o fluxo ininterrupto de serviço a Sri Krsna, executado através de todos os esforços do corpo, mente e palavras, e através da expressão de vários sentimentos (bhavas), que não são cobertas por jnana (conhecimento e liberação impessoal) e karma (atividades buscando recompensas), as quais são livres que quaisquer outros desejos que não a aspiração a trazer felicidade a Sri krsna, é chamado uttama-bhakti, serviço devocional puro.” (Sri Bhakti-rasamrta-sindhu 1.1.11)]
E também:
labdhva su-durlabham idam bahu-sambhavantemanusyam artha-dam anityam apiha dhirahturnam yateta na pated anu-mrtyu yavannihsreyasaya visayah khalu sarvatah syat
[Depois de muitos e muitos nascimentos e mortes alcançamos a rara forma de vida humana que, embora temporária proporciona a entidade viva a oportunidade de atingir a perfeição máxima. Por isso, um ser humano sóbrio de imediato deve esforçar-se pela perfeição última da vida e não cair no ciclo de repedidos nascimentos e morte. Afinal, o gozo dos sentidos é disponível mesmo nas mais abomináveis espécies de vida, ao passo que a consciência de Krsna só é possível para um ser humano.” (Srimad-Bhagavatam, 11.9.29)]
Depois de alguns dias em Delhi, Srila Maharaja foi com sua comitiva para Govardhana, onde ele permaneceu em sua Sri Giridhari Gaudiya Matha, para descansar e trabalhar nas suas traduções do Vedanta Sutra e Srimad-Bhagavatam antes de deixar para sua trigésima terceira turnê de pregação mundial.


Enquanto estava em Govardhana, ele deu alguns darshans e iniciações, e a noite ele realizava caminhadas de japa e algumas vezes falava com os devotos e convidados no jardim do templo. Ele realizava suas caminhadas matinais diárias, onde (como ele faz regularmente nas suas caminhadas matinais ao redor do mundo) ele respondia as numerosas perguntas dos devotos que lhe acompanhavam.
Todas essas caminha matinais (audio e video), assim como as caminhadas ao redor do mundo, podem ser baixadas de www.purebhakti.tv. Abaixo segue um trecho de uma conversa surante a caminhada matinal de 14 de março em Govardhana. Daqui a alguns dias você irá receber as transcrições das conversas das caminhadas matinais de 19 e 20 de março.


Sripad Nemi Maharaja: Algumas vezes você diz que sem Srimati Radhika, Krsna é o Brahman impessoal. No Jaiva-Dharma Srila Bhaktivinoda Thakura diz que Krsna é purusa. Ele tem desejos e Srimati Radhika realiza Seus desejos. Você diz que temos que reconciliar isso, mas eu não sei como.
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Radha é o poder. Sem poder, Krsna é nirvisesa-brahma, Ele não pode fazer nada. Ele é igual a zero.
Sripad Madhava Maharaja: E quando Ele está com Radhika, Ele se torna um héroi (nayaka).
Sripad Nemi Maharaja: Ele tem Seus próprios desejos?
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Pode até ser, mas sem Srimati Radhika, Ele não pode se mover por aí. Ele não pode fazer nada.
Sripad Madhava Maharaja: Iccha (desejo) também é outro tipo de poder. Ele é chamado de iccha-sakti (o poder pelo qual todos os desejos de Krsna são realizados). Radhika é a corporificação de todos os tipos de poder.
Suka e Sari, os papagaios machos e fêmea de Radha e Krsna, estão discutindo isso. Suka diz, “Meu Krsna é jagat-mohana - Ele atrai o universo inteiro”. Então Sari diz, “Minha Radhika é jagat-mohana-mohini. Ela é tão atrativa que ela atrai a mente de Krsna, que atrai a mente de todos no universo.”
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sri Caitanya Mahaprabhu apoia esta conclusão.
Sripad Nemi Maharaja: Eu acho que você é muito pró-Radhika.
Sripad Padmanabha Maharaja: Relacionado ao mesmo ponto que Nemi Maharaja está perguntando: Você está dizendo que Krsna não pode fazer qualquer coisa sem Srimati Radhika. Mas sakti (o poder) é dependente de saktiman (o possuidor do poder). Krsna é saktiman e Radhika é sakti. Tal como o sol e os raios de sol.
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Você pode dizer o que quer que está dizendo, mas você deve tentar entender minha visão.
Sripad Nemi Maharaja: Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami diz que há uma competição entre Krsna e as gopis, e que ninguém ganha. [*Veja notas finais 1 e 2]. Mas você está dizendo que...
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sem Radhika, o que Krsna pode fazer?
Sripad Nemi Maharaja: Nada.
Isa dasa: Um devoto me perguntou como alguém pode determinar com certeza se está experenciando Gurudeva dando instrução no seu coração, e não é especulação da mente.
Srila Narayana Gosvami Maharaja: Coisas mundanas podem vir sem guru, mas coisas paramartha (spirituais) vêem pelo meio do guru.
Depois de vários dias em Govardhana, Srila Narayana Gosvami Maharaja foi a Sri Kesavaji Gaudiya Matha em Mathura, para celebrar o dia de aparecimendo do Senhor Ramacandra, antes de deixar para os EUA.
Ele deu um longo discurso na manhã daquele dia sagrado, iluminando sua audiencia com os doces passatempos do Senhor Rama. Depois da aula ele fez com que os devotos (conduzidos por Sripad Tirtha Maharaja) recitassem juntos, em tom ritmico e belo, todo o Ramayana; e ele também participou em profunda meditação. A seguir ele conduziu a cerimonia de abhisheka (banho com ingredientes auspiciosos), depois do qual houve arati e um grande festival de prasadam em honra ao Senhor Rama.

[*Nota final 1: "A beleza do Senhor Krsna incrementa a visão da beleza das gopis. E por mais que as gopis vejam a beleza do Senhor Krsna, mais sua beleza aumenta. Desta maneira acontece uma competição entre eles no qual ninguém é derrotado.” (Caitanya-caritamrta Adi-lila 192, 193)
*Nota final 2: (retirado do livro de Srila Narayana Gosvami, intitulado Gopi-gita, sexto verso):
Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami descreve então a competição entre Sri Krsna e as gopis, qual terminou empatado. Srila Kaviraja Gosvami ‘apitou’ e deu o veredito que nenhum lado ganhou. De fato, nós Gaudiya Vaisnavas não queremos isso. Nós queremos que o apito seja soprado para indicar a vitória de Srimati Radhika. Radhika ficará tão feliz, e nós iremos aplaudir e celebrar.
Este é o humor real de Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami, e Srila Rupa Gosvami. Se Srimati Lalita-devi é a mediadora em um jogo, ela irá apitar para dizer que houve um empate, que ninguém foi derrotado. Mas Rupa Manjari apitará anunciando que Srimati Radhika derrotou Krsna.
É o próprio Sri Krsna que irá experimentar o prazer mais elevado quando ele é derrotado, apesar de Seus amigos como Madhumangala e outros não ficarem satisfeitos. Kundalata-gopi também irá ficar triste que Krsna perdeu, e Dhanistha-gopi pode até desmaiar. A derrota de Krsna causa grande tristeza para tais amigos, e sua vitória lhes enchem de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário